0
0
0
s2smodern

Fosfato correcaoVocê já deve ter se perguntado ou conhecido algum produtor rural abordando sobre a necessidade de se realizar uma fosfatagem corretiva. Pois bem, vamos abordar algumas considerações sobre este tema que sempre vira pauta de discussão entre técnicos e produtores.

O P é um dos nutrientes que mais limita a produção nos solos de cerrado e também um dos que tem maior custo no processo produtivo. Assim, o manejo adequado, começando pela adubação fosfatada corretiva é essencial para que se alcance altas produtividades. O objetivo da fosfatagem é tornar um solo com BAIXO teor disponível de P, em um solo com teores ADEQUADOS, ou seja, semelhante a uma poupança de P no solo.

A fosfatagem pode ser feita de duas maneiras: total ou gradual e a escolha vai depender das condições econômicas do agricultor e é indicada quando os teores de P estiverem MUITO BAIXO ou BAIXO. Além disso, deve-se considerar a exigência das culturas.

A recomendação de aplicação da fosfatagem corretiva total pode ser a lanço com incorporação na camada arável, para dar condições das culturas absorverem mais P. A corretiva gradual é aplicada no sulco de semeadura juntamente com a adubação de manutenção até atingir, após alguns anos o teor de P desejado, e deverá ser recomendado caso o produtor não disponha de capital para investir, onde as doses em solos argilosos e muito argilosos são elevadas. E num prazo de cinco anos consecutivos, espera-se atingir o teor de P “adequado” (Sousa e Lobato, 2004).

Vale lembrar que, a aplicação da adubação fosfatada corretiva a lanço na superfície seguida de incorporação tem menor eficiência quando se compara com a aplicação localizada no sulco de semeadura. Quanto maior for a acidez e maior quantidade de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, maior será a fixação de fósforo e consequentemente, quanto maior fixação, menor teor de P disponível e menor absorção pelas plantas e assim maior demanda de aplicação de fertilizantes fosfatados.

#integraragro #solo #fosfatagem #interpretacao #analisedesolo #agricultura #souagro #algodao #soja #milho #aprendanapratica

Sobre nós

A Integrar Consultoria e Assessoria Agronômica é uma empresa criada para atender o meio rural, oferecendo suporte, consultorias e cursos profissionalizantes. Dedicação, Suporte e Compartilhamento de ideias faz da Integrar Consultoria Agronômica uma empresa diferenciada no mercado de trabalho. As soluções desenvolvidas pela Integrar atendem desde o profissional que pretende se qualificar para o mercado de trabalho até propriedades rurais que buscam soluções técnicas no meio agronômico.