0
0
0
s2smodern

O pH representa a concentração de hidrogênio na solução do solo (H+) e os métodos de determinação do pH (acidez ativa do solo) são os mais variados.

Existem laboratórios que fazem a determinação em pH em água, outros pH em CaCl2 0,01M. O pH em água foi considerado por muito tempo como o método padrão. O pH em água indica a acidez ativa. Portanto, surgiu o problema de que os ácidos fracos contidos no solo não apareciam na determinação do pH em água. Além disto, como as amostras de solo chegavam úmidas aos laboratórios, a concentração de sais aumentava. Então, os laboratórios, para contornar esse problema, passaram a determinar o pH do solo em CaCl2 (que tende a se tornar padrão). Mas, ainda existem laboratórios que fazem a determinação em água.

Veja a comparação entre os métodos:
· A decantação é mais rápida em CaCl2 do que em água, devido ao efeito floculante do cálcio;
· A leitura de pH em CaCl2 reduz ou evita a variação sazonal; além de reduzir o efeito das aplicações de fertilizantes fortemente salinos;
· O pH CaCl2 reduz alterações devidas à diluição e apresentar melhor correlação entre pH e V%;
· Quanto maior o pH, maior será a saturação por bases no solo, e esta correlação é mais precisa com o pH em CaCl2 do que com o pH em água, devido à menor variabilidade das leituras de pH em CaCl2;
· Normalmente, para uma mesma amostra, o pH em água é maior do que o pH em CaCl2 e esta diferença não tem um valor fixo;
· Solos muito ácidos, a diferença pode chegar a 1,0 e solos próximos à neutralidade os dois valores podem ser iguais.

E o pH SMP e em KCl?
O pH SMP consiste na diluição do solo numa solução tamponada que é alterada em função da acidez potencial do solo. Nos resultados da análise do solo, o índice SMP indica a quantidade de calcário para elevar o pH do solo a valores de 5,5 ou 6,0 ou 6,5. Sua aplicação é comum em estados do sul do Brasil.

O pH em KCl é comum para fins de classificação de solo na pedologia e consiste basicamente em indicar a predominância de cargas positivas ou negativas.

 
 
 
 

Sobre nós

A Integrar Consultoria e Assessoria Agronômica é uma empresa criada para atender o meio rural, oferecendo suporte, consultorias e cursos profissionalizantes. Dedicação, Suporte e Compartilhamento de ideias faz da Integrar Consultoria Agronômica uma empresa diferenciada no mercado de trabalho. As soluções desenvolvidas pela Integrar atendem desde o profissional que pretende se qualificar para o mercado de trabalho até propriedades rurais que buscam soluções técnicas no meio agronômico.