0
0
0
s2smodern

 

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (04) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (04) - Fonte: Inmet

Fonte: Notícias Agrícolas

Uma condição mais úmida é prevista neste início de semana no Brasil central, de acordo com os principais modelos numéricos. Chuvas mais generalizadas sobre a região são previstas a partir de terça-feira (05), mas já chove em algumas áreas nesta segunda-feira (04).

As precipitações devem beneficiar as lavouras de milho safrinha no estado que já foram plantadas, mas podem impactar momentaneamente os trabalhos de colheita da soja, que ainda seguem, e a semeadura do milho. Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de cada região.

O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a partir de amanhã as chuvas devem retornar para os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais ainda que de forma isolada em alguns locais, mas com bons volumes.

Já na quarta-feira (06), as instabilidades tomam toda a faixa Centro-Norte do país, com previsão de acumulados que podem superar os 400 milímetros em 24 horas em áreas Centro-Norte de Mato Grosso, centro de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste de Goiás e Oeste de Minas Gerais.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/02 a 11/02) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/02 a 11/02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Os modelos Cosmo e GFS mostram que a chuva vai chegando aos poucos pela área central do Brasil já a partir de segunda-feira e depois aumenta de volume com o passar dos dias. Na terça-feira, há uma organização ainda maior", disse ao Notícias Agrícolas Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Veja mais:
» Bloqueio atmosférico enfraquece e região central do país volta a ter chuvas generalizadas a partir de terça-feira (05)

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Apesar de o modelo GFS apresentar menores áreas de instabilidade sobre o Brasil central do que os apontados pelo Cosmo, ele também aponta para uma mudança de cenário no tempo da região. Ele também mostra que as chuvas na região central do país devem seguir até o final da semana.

Apesar das chuvas sobre o Brasil central, tanto o modelo Cosmo quanto o GFS apontam uma condição mais firme sobre a região Sul do país. Pelo menos até domingo, a região seguirá sem chuva quando o bloqueio atmosférico irá se dissipar e favorecerá o retorno de maiores volumes.

Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies) Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies)

Nesta segunda-feira, já começa a chover em algumas áreas da região central do Brasil, inclusive com alerta para algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Há aviso de chuvas intensas em localidades do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além de acumulado de chuva em Pernambuco.

Veja o mapa das áreas com alerta de condição adversa no Brasil nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com alerta de condição adversa no Brasil nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com dados do Inmet, os maiores acumulados nas últimas 24 horas em todo o Brasil ficaram localizados sobre áreas do Sul e Norte do país. Os cinco maiores foram em Foz do Iguaçu (PR): 90,4 mm, Planalto (PR): 71,0 mm, Cruzeiro do Sul (AC): 67,0 mm, Dois Vizinhos (PR): 63,6 mm e Laranjeiras do Sul (PR): 63,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapas mais estendidos, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), apontam que no período de 04 de fevereiro até 12 de fevereiro, as chuvas volumosas ficarão concentradas sobre a região Norte e partes do Sudeste do Brasil.

De 12 de fevereiro até 20 de fevereiro, as chuvas seguirão mais concentradas sobre a região Norte do país, mas áreas da faixa central do país e do Sudeste também devem receber bons volumes de chuva no período. No Sul, a condição fica mais firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de fevereiro até 20 de fevereiro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de fevereiro até 20 de fevereiro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Sobre nós

A Integrar Consultoria e Assessoria Agronômica é uma empresa criada para atender o meio rural, oferecendo suporte, consultorias e cursos profissionalizantes. Dedicação, Suporte e Compartilhamento de ideias faz da Integrar Consultoria Agronômica uma empresa diferenciada no mercado de trabalho. As soluções desenvolvidas pela Integrar atendem desde o profissional que pretende se qualificar para o mercado de trabalho até propriedades rurais que buscam soluções técnicas no meio agronômico.