0
0
0
s2smodern

É comum depararmos com aquela descrição P-rem na análise de solo e muitos se perguntam, para que realmente é utilizado? Bom, vamos lá!

O fósforo total no solo, pode estar com altos teores, mas uma pequena quantidade está disponível para as plantas. O fósforo ligado aos coloides está em equilíbrio com o fósforo da solução do solo. É este P na solução que as plantas absorvem para completarem seu ciclo, da germinação à produção. Por isto, as análises de solo são importantes para a recomendação de uma correta adubação.

Para avaliar o P disponível no solo são usadas soluções extratoras. O método mais comum para avaliação do P é o Mehlich 1, que usa uma solução de ácidos fortes, em baixas concentrações: uma mistura de ácido sulfúrico 0,0125 mol/L + ácido clorídrico 0,05 mol/L. Vale lembrar que a extração do P, pelo método Mehlich, sofre influência da capacidade tampão de fosfatos do solo.

Bom, e o fósforo remanescente (P-rem)?
Os valores relativos ao P-rem não representam níveis de P no solo, e sim uma estimativa da capacidade tampão do mesmo e, depende não só do teor de argila, mas também da sua mineralogia e teor de matéria orgânica do solo.

A leitura de Fósforo remanescente é a concentração de P da solução de equilíbrio, após agitar, durante 1 h, 5 cm3 de solo com 50 mL de solução de CaCl2 10 mmol/L, contendo 60 mg/L de P. Por isso os resultados do P-rem variam de 0 a 60 e permitem determinar os níveis de P disponível no solo.

Quanto maior é o P-rem, menor é adsorção de fosfatos. Isto se verifica quanto maior for a quantidade de matéria orgânica no solo. Quanto mais argiloso for um solo, maior será a adsorção de fosfatos e menor os teores de P-rem. A remoção de matéria orgânica do solo provoca uma exposição de cargas positivas que adsorvem os fosfatos, diminuindo a concentração de P na solução de equilíbrio.

Devo solicitar P-rem sempre na análise de solo?
Uma vez conhecida a capacidade tampão para fósforo do seu solo, ele não mudará tão cedo.

 
 

Sobre nós

A Integrar Consultoria e Assessoria Agronômica é uma empresa criada para atender o meio rural, oferecendo suporte, consultorias e cursos profissionalizantes. Dedicação, Suporte e Compartilhamento de ideias faz da Integrar Consultoria Agronômica uma empresa diferenciada no mercado de trabalho. As soluções desenvolvidas pela Integrar atendem desde o profissional que pretende se qualificar para o mercado de trabalho até propriedades rurais que buscam soluções técnicas no meio agronômico.