0
0
0
s2smodern

1 2Aconteceu nesse sábado (09/03) mais um Curso de Interpretação de Análise do Solo ministrado pela IntegrarAgro em Cuiabá. Com excelente quantidade e qualidade de público o treinamento abordou temas relevantes para a melhor interpretação possível das análises de solos do Cerrado.

Segundo o professor Pós-Doutor em Solos, Cassiano Cremon, o encontro superou expectativas. "Foi muito bom esse curso devido a heterogeneidade do público. Nossos participantes vão de produtores rurais à profissionais da agronomia. Isso enriquece as discussões em sala", analisa. 

Wellington Azambuja, Doutor em Solos, define como sucesso o curso. "Trouxemos informações diferenciadas sobre a interpretação das análises. Não basta pegar os resultados e achar que de imediato podemos recomendar calagem e adubação. Isso é visto de forma aprofundada no treinamento", afirma o professor.

 

Curso online

A IntegrarAgro oferece esse treinamento completo também no formato online. Basta acessar o link a seguir (clique aqui) e fazer a inscrição. O curso é 100% online e conta com os mesmos profissionais do treinamento presencial.

Veja fotos do curso

 

0
0
0
s2smodern

Mário Ferraz de Araújo - Coord. Desenvolvimento Técnico da Cooxupé (Fonte: Notícias Agrícolas / Foto: Femagri Oficial)

Mais produtividade e soluções para o campo: FEMAGRI 2019 aposta nos avanços da tecnologia para o produtor rural

Evento acontece de 20 a 22 de fevereiro em Guaxupé reunindo os principais representantes do setor

A tecnologia digital é uma grande aliada do homem do campo e cada novidade que consegue ser aplicada com praticidade é comemorada pelo setor rural. A FEMAGRI 2019 – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas reunirá, de 20 a 22 de fevereiro, soluções levando em conta, principalmente, o tema do evento: "Tecnologia Digital gerando valor à cafeicultura". 

Realizada pela Cooxupé, maior exportadora de café do país, localizada em Guaxupé, a Feira tem como objetivo tornar acessível ao pequeno produtor de café todas as novidades que possam melhorar a produção e aumentar a competitividade do café no mercado internacional. 

“Reunimos os principais representantes de implementos agrícolas que são essenciais para a cafeicultura, e viabilizamos ao cooperado a compra com a operação barter, através da qual ele pode investir em melhorias para sua lavoura e usar o próprio café como pagamento. Opções de créditos especiais também ficam disponíveis para as negociações”, afirma Carlos Paulino, presidente da cooperativa.

133 expositores participarão desta edição do evento, distribuídos em 148 estandes.

Estrutura

Além da Feira Comercial que receberá as indústrias e representantes de uma grande variedade de produtos, contemplando todas as etapas da lavoura, do preparo à colheita, a FEMAGRI possui setores específicos como a Fazendinha e o Pecuária.

A Fazendinha levará para os visitantes soluções como softwares e demonstrações para o controle de pragas e doenças, aplicativos de gestão de controle e uso de IPI, softwares de gestão de máquinas para fazenda e gestão da propriedade, plataforma de previsão do tempo, aplicação de insumos com taxa variável, pulverizadores e mapeamento de lavouras com drones, sistema de energia solar, piloto automático para trator, automação para sistemas de irrigação, software com contagens de plantas na lavoura, automação para secagem do café, entre outros produtos.

Já o Espaço Pecuária foi criado para aumentar o alcance da Feira, chegando aos criadores de gado, muitas vezes, também cafeicultores. Expositores estão confirmados no espaço de aproximadamente 1 mil metros quadrados e entre os destaques está a tecnologia israelense de gestão e monitoramento de animais que possibilita aos criadores o controle da produção, saúde e reprodução do rebanho leiteiro através de softwares de sensores de monitoramento.

Exposições de gado de leite e de corte, representantes de sanidade animal (medicamentos e vacinas), sementes de pastagens, e o Laboratório de Análise Química da cooperativa também estão confirmados. 

Serviço

  • De 20 a 22 de fevereiro
  • Local: Guaxupé, Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy
  • Horário: Das 8h às 18h | Entrada e estacionamento gratuitos
  • Área total do evento: 107.000 metros quadrados
  • Área coberta: 37.000 metros quadrados
  • Expectativa de público: 35.000 visitantes
  • Quantidade de estandes: 148
  • Quantidade de expositores: 133
  • Espaço Família: Espaço Beleza e Espaço Kids
  • Área de Alimentação: Dois restaurantes + 11 Lanchonetes
  • Cafeterias: 8 servindo cafés e cappuccinos

- Empório Cooxupé: produtos exclusivos da marca Cooxupé.

- Espaço Pecuária: exposição de gado nelore de elite; gado girolando leteiro; apresentação de soluções sanitárias e nutricionais para o rebanho; apresentação da tecnologia israelense de monitoramento digital do rebanho.

- Fazendinha: os cafeicultores ficarão por dentro das mais recentes e eficazes tecnologias que traduzem na prática o conceito de Fazenda 4.0, como softwares que oferecem informação em tempo real, automação de processos e gestão da propriedade.

0
0
0
s2smodern

É aluno EAD e procura por ferramentas que auxiliem a conciliar sua rotina e aumentar a produtividade nos estudos? Confira 8 aplicativos para ajudá-lo.

Se já é difícil conciliar os trabalhos e pesquisas que o ensino técnico ou os cursos de graduação e de pós-graduação exigem, imagine para aqueles que fazem seus estudos na modalidade a distância (EAD), que devem ter perseverança e disciplina total?

Mas a mesma tecnologia de comunicação que permite os vários benefícios dos cursos online, a partir do acesso a uma plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizado, também poderá auxiliar na hora de o aluno se lembrar das tarefas agendadas, tanto quanto otimizar sua formação e expandir a instrução. Já estão disponíveis no mercado – alguns até gratuitamente – vários aplicativos para smartphones excelentes para aproveitar e aumentar ainda mais as vantagens conseguidas com o EAD. Listamos abaixo 8 deles:

Assignment Planner (versão gratuita, atualizável para a versão PRO)

Esta é uma agenda aprimorada, com a qual você conseguirá manter o controle de tarefas diversas, como trabalhos de casa, projetos, cursos e aulas, além de inserir anotações específicas quando necessário. A organização pode ser realizada no template por curso estudado ou diretamente pelas datas de vencimento das atividades, de forma amigável e intuitiva pelo usuário. É possível definir lembretes para notificá-lo quando o período de cumprimento da tarefa está chegando e, em seguida, marcá-la como concluída, quando tiver sido terminada.

Evernote (versão gratuita)

 

A ferramenta facilita a recordação das atividades da vida diária, porque sincroniza todas as suas notas e capturas da Web, em qualquer formato (texto, áudio, vídeo e imagem). As informações de qualquer lugar, com isso, ficam armazenadas em um único local. É possível enviar as anotações arquivadas para os amigos, porque o aplicativo adiciona localizações e etiquetas compartilháveis. Pode ser baixado para utilização em smartphones e também em tablets, notebooks e desktops.

Skype (versão gratuita)

O software permite um serviço de comunicação gratuita pela Internet entre seus usuários, através de conexões de voz sobre IP (VoIP), sendo pago os serviços de acesso a chamadas para aparelhos fixos e celulares. Para os estudantes, suas chamadas em vídeo são uma ferramenta notável, que pode ser utilizada para bate-papos que realizem trabalhos em grupo ou conversas entre alunos e os professores. Funciona, inclusive, para um grupo de estudos para estudantes EAD, já que o contato é restrito a poucos encontros em momentos cruciais: os exames.

Mindmeister (versão gratuita para três unidades)

É uma ferramenta online de mapeamento mental, que, aplicada à área acadêmica, vem a potencializar a produtividade e a comunicação interpessoal entre os estudantes. A melhora ocorre imediatamente quanto à elaboração de projetos, brainstorms e apresentações orais. O aplicativo tem diversos planos para utilização, mas sua versão gratuita permite a elaboração de até três mapeamentos para o usuário cadastrado.

Dropbox (versão gratuita até 1 GB)

Para não correr o risco de perder definitivamente seus arquivos, armazenado em um HD queimado ou pen-drive perdido, é possível colocá-los em um espaço virtualmente protegido com esse aplicativo, com histórico ilimitado de versões de mudanças e recuperação de trabalho. O acesso permanece aberto ao usuário, através de senha, por qualquer computador, celular ou tablet. Os recursos são gratuitos até 1 GB de espaço, cobrados a partir de então.

StudyBlue (versão gratuita)

A ferramenta é um organizador de fichas de anotações, permitindo que o aluno as crie, armazene e compartilhe por assuntos. Com mais de 150 milhões de peças de conteúdo de autoria de estudantes de todo o mundo, dentre milhares de faculdades e escolas de ensino, é notável o auxílio que poderá oferecer para uma rotina de memorização de conteúdos programáticos diversos.

Howcast (versão gratuita)

Com essa família de aplicativos móveis, o estudante (e qualquer um) poderá aprender a fazer praticamente qualquer coisa, em qualquer lugar, através de vídeos explicativos com instruções passo a passo. Com mais de 2 milhões de downloads, é o aplicativo de conteúdo instrucional mais baixado e acessado do mundo.

Dragon Dictation (versão gratuita)

É um aplicativo fácil de usar para o reconhecimento de voz, o que permite que o aluno dite o texto que deseja ver escrito automática e instantaneamente, desde e-mails para publicações de blogs até trabalhos escolares. Disponível somente para iPad, iPhone e iPod touch.

A tecnologia tem muito a ajudar em sua produtividade. Use-a a seu favor!

Fonte: https://www.ead.com.br/ead/8-aplicativos-que-todo-estudante-ead-precisa-conhecer.html

0
0
0
s2smodern

 

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (04) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (04) - Fonte: Inmet

Fonte: Notícias Agrícolas

Uma condição mais úmida é prevista neste início de semana no Brasil central, de acordo com os principais modelos numéricos. Chuvas mais generalizadas sobre a região são previstas a partir de terça-feira (05), mas já chove em algumas áreas nesta segunda-feira (04).

As precipitações devem beneficiar as lavouras de milho safrinha no estado que já foram plantadas, mas podem impactar momentaneamente os trabalhos de colheita da soja, que ainda seguem, e a semeadura do milho. Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de cada região.

O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que a partir de amanhã as chuvas devem retornar para os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais ainda que de forma isolada em alguns locais, mas com bons volumes.

Já na quarta-feira (06), as instabilidades tomam toda a faixa Centro-Norte do país, com previsão de acumulados que podem superar os 400 milímetros em 24 horas em áreas Centro-Norte de Mato Grosso, centro de Mato Grosso do Sul, Centro-Oeste de Goiás e Oeste de Minas Gerais.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/02 a 11/02) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/02 a 11/02) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Os modelos Cosmo e GFS mostram que a chuva vai chegando aos poucos pela área central do Brasil já a partir de segunda-feira e depois aumenta de volume com o passar dos dias. Na terça-feira, há uma organização ainda maior", disse ao Notícias Agrícolas Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Veja mais:
» Bloqueio atmosférico enfraquece e região central do país volta a ter chuvas generalizadas a partir de terça-feira (05)

Veja o mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação acumulada do modelo Cosmo para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Apesar de o modelo GFS apresentar menores áreas de instabilidade sobre o Brasil central do que os apontados pelo Cosmo, ele também aponta para uma mudança de cenário no tempo da região. Ele também mostra que as chuvas na região central do país devem seguir até o final da semana.

Apesar das chuvas sobre o Brasil central, tanto o modelo Cosmo quanto o GFS apontam uma condição mais firme sobre a região Sul do país. Pelo menos até domingo, a região seguirá sem chuva quando o bloqueio atmosférico irá se dissipar e favorecerá o retorno de maiores volumes.

Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies) Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet Mapa de previsão de precipitação do modelo GFS de 24 horas para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: COLA (The Center for Ocean-Land-Atmosphere Studies)

Nesta segunda-feira, já começa a chover em algumas áreas da região central do Brasil, inclusive com alerta para algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Há aviso de chuvas intensas em localidades do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além de acumulado de chuva em Pernambuco.

Veja o mapa das áreas com alerta de condição adversa no Brasil nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com alerta de condição adversa no Brasil nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com dados do Inmet, os maiores acumulados nas últimas 24 horas em todo o Brasil ficaram localizados sobre áreas do Sul e Norte do país. Os cinco maiores foram em Foz do Iguaçu (PR): 90,4 mm, Planalto (PR): 71,0 mm, Cruzeiro do Sul (AC): 67,0 mm, Dois Vizinhos (PR): 63,6 mm e Laranjeiras do Sul (PR): 63,0 mm.

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapas mais estendidos, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), apontam que no período de 04 de fevereiro até 12 de fevereiro, as chuvas volumosas ficarão concentradas sobre a região Norte e partes do Sudeste do Brasil.

De 12 de fevereiro até 20 de fevereiro, as chuvas seguirão mais concentradas sobre a região Norte do país, mas áreas da faixa central do país e do Sudeste também devem receber bons volumes de chuva no período. No Sul, a condição fica mais firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de fevereiro até 20 de fevereiro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 04 de fevereiro até 20 de fevereiro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

0
0
0
s2smodern
Fonte: TV Centro América


Produtores da região de Sinop, a 503 km de Cuiabá, não estão conseguindo transportar a safra de grãos na travessia do Rio Teles Pires devido ao enchimento do lago da usina hidrelétrica do município.

Conforme o diretor de Meio Ambiente da Companhia Energética de Sinop, Ricardo Padilha, o aumento no nível do rio já era esperado.

Ele fala que investimentos de quase R$ 16 milhões foram feitos para garantir a adaptação civil com a construção de novas acostagens e novos acessos e também na travessia, que antes tinha cerca de 300 metros e passa a ter 1,2 km.

“A navegação foi totalmente modificada. Ela sai da condição de ancorada em cabos para ser utilizado um navegador, de R$ 3 milhões, totalizando quase R$ 16 milhões de investimento para ter uma navegação segura e totalmente reestabelecida”, diz Padilha.

Ele garantiu que o impedimento da travessia deve durar no máximo 12 dias e, depois desse prazo, será normalizada.

Sobre nós

A Integrar Consultoria e Assessoria Agronômica é uma empresa criada para atender o meio rural, oferecendo suporte, consultorias e cursos profissionalizantes. Dedicação, Suporte e Compartilhamento de ideias faz da Integrar Consultoria Agronômica uma empresa diferenciada no mercado de trabalho. As soluções desenvolvidas pela Integrar atendem desde o profissional que pretende se qualificar para o mercado de trabalho até propriedades rurais que buscam soluções técnicas no meio agronômico.